24 de fevereiro de 2011

Milton Santos e a Casa de seus Pais


Situada na Rua Estrada da Rainha no Bairro da Baixa de Quintas em Salvador, encontra-se hoje a Escola Santa Teresinha, desativada no momento, porém o que muitos não sabem é que aquela escola é uma antiga casa onde viveu a família do intelectual Milton Santos.
Vindos de Alcobaça, interior baiano onde Milton passou sua infância, a família escolheu Salvador para se instalar. Na casa vivia os pais Irineu e Maria; os irmãos Nailton, Ieda e Milton e uma agregada, considerada como mãe de criação dos meninos, Tina. Os pais de Milton como bons professores que eram, resolveram transformar parte de sua espaçosa casa em uma escola de primário. E foi nesse ambiente que os três irmãos passaram sua adolescência, até cada um seguirem seu próprio caminho.
 Após ter construído sua família e sua carreira Milton nunca se desvinculou do lar que passou grande parte de sua vida, sempre que podia reunia família e amigos para o típico almoço dominical.
Hoje a casa não se encontra em boas estruturas físicas, porém abriga volumosas obras do intelectual, que se encontra em um processo de catalogação, e objetos pessoais da família. E nesta mesma casa ainda vive sua irmã, Ieda, a única sobrevivente dentre os entes citados acima.
Postado por: Milena dos Anjos

3 comentários:

  1. Encaminho a este blog a opinião do militante negro do maranhão:

    "Boletim Semanal do Dep. DOMINGOS DUTRA (PT/MA)

    Companheiros e Companheiras,
    No Boletim desta semana trato da eterna luta dos quilombolas para que seus direitos sejam respeitados, da fraude na UEMA e a aprovação de requerimento para reparar danos ocasionados pela Vale do Rio Doce. A segurança nas usinas nucleares também é assunto deste nosso encontro semanal. E as notícias são boas: foi aprovada audiência, sugerida por mim, para tratarmos deste assunto com seriedade! Homenageio o grande político e amigo Vice-Presidente José Alencar que nos deixou na manhã de hoje, dia 29.
    Segue o boletim anexo.
    Justiça se faz na luta!”
    DEP. DOMINGOS DUTRA (PT/MA)"

    ResponderExcluir
  2. Zulmira S. N. Pereira soraiabaiana@gmail.com8 de janeiro de 2015 às 08:18

    Estudei nessa escola e nunca soube sobre a história do lugar, fiquei emocionada ao ler no blog. Conheci dona Tina e Ieda, quando ali estudei, ainda era uma criança e era um grande mistério para mim aquela casa com um corredor longo, sótão..grandes lembranças.
    Descobri este blog pesquisando sobre Altair Maria Reis Gabrielli a diretora da escola.

    ResponderExcluir
  3. Deveria ser um museu histórico da vida do professor Milton. Eu gostaria de visitar. Q pena estar desativada.

    ResponderExcluir