3 de dezembro de 2021

Métricas e Produtos do OCUPA CEAO! UFBA Comprovam Valor do Projeto

Participantes do Ocupa Ceao! – Comunicação, Política, Cultura e Sociedade, produziram nada menos que 12 sites, todos agora disponíveis em  https://ocupaceao.wordpress.com/ , portal criado pela equipe do projeto de extensão que durou um ano e foi concluído a 30 de novembro deste 2021.


Todo o conteúdo do projeto, fruto de Edital multi-Pró-Reitorias visando a valorização do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA (CEAO), está no ar no canal de YoutubeOcupa Ceao.

Até a manhã de 2 de dezembro 6.985 haviam visualizado o canal, que então tinha 351 inscritos.

Está à disposição desde o vídeo-documentário sobre o centro, as palestras de acadêmicos, militantes sociais brasileiros e estrangeiros, as oficinas de formação prática em multimídias, as aulas propriamente ditas do responsável pelo curso e as discussões, muitas vezes acaloradas, dos participantes.

Para abastecer o portal, cada equipe/grupo de alunos teve de publicar pelo menos um texto, um vídeo e um podcast. Alguns grupos desenvolveram mais de um produto. Resultados: mais de 10 podcast gravados, totalizando quase cinco horas de todos os produtos; mais de 12 vídeos publicados e textos desenvolvidos nos formatos de artigo, crônica, reportagem e nota.

Curso gratuito oferecido pela UFBA, sob responsabilidade do coordenador do Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos e professor da Faculdade de Comunicação, Fernando Conceição, o Ocupa Ceao! teve ativistas sociais e formadores de opinião de todo o Brasil e no exterior como público alvo.

TEMAS DOS SITES DOS ATIVISTAS

·        - Direito de ser - Questão LGBTQIA+ e Direitos Humanos (com um Panorama da questão LGBTQIA+ em Moçambique, África.

·        - Mídia e Capacitismo.

·        - Feminismo Negro.

·        - Cinquentenário do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

·     - Direitos da Humanidade (sobre um projeto de ressocialização de presidiários).

·         - Faveleira - Crise da democracia e representações políticas (Com eixos sobre a questão indígena, sindicalismo e mandatas coletivas).

·         - Juventudes e lideranças.

     - Feminismo Negro.

    - Terreiros de Candomblé.

·       - Enfrentamentos raciais e movimentos sociais.

·      - Rede Preta.

    - Comunicação e Movimentos Sociais.

 

MÉTRICA YOUTUBE OCUPA CEAO!

·        Vídeos: 67

·        Inscritos: 351

·        Total de visualizações: 6.985

·        Tempo total de visualização em horas: 2.183,7h

·        Impressões: 51.530*

·        Taxa de cliques em impressões: 4,6%**

(*)quantidade de vezes que os vídeos do Ocupa CEAO apareceram nos indicados.

(**)quantidade de impressões que viram visualizações no canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário