27 de janeiro de 2022

OPORTUNIDADE DE LER MILTON SANTOS AQUI E AGORA

Estão abertas de 7 a 18 deste fevereiro de 2022 as inscrições de graça para a seleção de 35 pessoas interessadas em fazer parte de seleto círculo de leitura da visão de mundo do intelectual Milton Santos, a partir de sua obra magna A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção.

Clique aqui para acessar,  preencher e devolver o formulário de inscrição até às 23h59 de 18/02. 

Com vagas limitadas, a única exigência é o(a) interessado(a) ter nível de escolaridade superior completo ou em andamento - graduação ou pós em qualquer área do conhecimento.

Trata-se de atividade do Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos da Universidade Federal da Bahia, localizado no Pós-Cultura: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade.

As pessoas selecionadas obrigatoriamente têm de ter seu próprio exemplar do livro a ser analisado em grupo, coletivamente. Devido às restrições impostas pela Covid-19, a atividade será remota.

Todos e todas o(a)s participantes terão direito a receber, ao final, Certificado emitido pela instituição, com carga horária total de 36 horas.

A seleção dos inscritos e acompanhamento das atividades será feita por equipe de pós-graduandas e graduanda, membros afiliadas ao grupo de pesquisa.

Os encontros virtuais ao vivo para as  leituras serão a cada quinze dias, às quintas-feiras. Começa em 10 de março e segue até 1º de dezembro, das 18h30 às 20h30.  A participação também é de graça para os selecionados.

Acesse o cronograma de leitura, tópico por tópico do livro, de março a dezembro

Milton Santos é dos mais importantes pensadores das realidades global e local - vencedor do Prêmio "Nobel" de Geografia Vautrin Lud.

Baiano da Chapada Diamantina com projeção internacional, publicou mais de 40 livros, o mais difundido Por Uma Outra Globalização, de 2001, ano em que morreu aos 75 anos, como professor da Universidade de São Paulo.

Seu livro A Natureza do Espaço é por ele considerado o resultado das reflexões que fez durante toda a sua vida sobre os problemas do mundo. É obra densa, que requer atenção pelos insights e indicações de caminhos que apresenta.

Oportunidade única para pessoas desejosas de conhecer e se aprofundar no âmago do debate intelectual deste pensador original.

A coordenação do ciclo é de Fernando Conceição, PhD Titular na Faculdade de Comunicação UFBA, presentemente Researcher Scholar na Columbia University em Nova York. Milton Santos o escolheu como seu biógrafo (https://fernconc.wixsite.com/miltonsantos). 

A equipe organizadora do Círculo de Leituras é composta ainda  por Cledineia Carvalho Santos, doutoranda do PPGDC/ UNEB,  Mariela Santiago, mestranda do Poscultura, e Caroline Nascimento Araujo, bacharel em Produção Cultural e graduanda em Geografia-UFBA.

Informações adicionais pelo e-mail lermiltonsantos@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário