3 de setembro de 2010

Vem aí mais um Colóquio!

O Grupo Permanecer Milton Santos está nos preparativos para a realização do Colóquio Milton Santos.3, que trará grandes pensadores sobre a cultura e o mercado. Aguarde! Veja abaixo a minuta:



COLÓQUIO MILTON SANTOS.3

CULTURA LOCAL/MERCADO GLOBAL

Desafios de 10 anos com Milton Santos em pensamentos

29 e 30 de novembro de 2010, Salvador/Bahia



Proponente: Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos

Parcerias (prováveis): IAT – Instituto Anísio Teixeira/SEC; Reitoria da UFBA; Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

Instituição: Faculdade de Comunicação da UFBA


Datas:

29/11/10 – 19h – Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Mesa de abertura e Conferências Especiais.

30/11/10 - 8h às 10h30 – Auditório do IAT, Av. Paralela: Abertura e Debate I.

- das 11h às 12h30 - Debate II.

(Almoço e deslocamento para campus Ondina)

- 14h30 às 17h: Salas e Auditório da Facom: Apresentação de Grupos de Trabalho (GTs).

- 18h: Atividades culturais de encerramento.


Justificativa


O evento faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, com registro no CNPq. O evento pretende proporcionar um espaço de reflexão sobre o pensamento do geógrafo e educador Milton Santos, com destaque para sua análise sobre a cultura local e o mercado global. Pela importância do trabalho de Milton Santos na formulação de um pensamento original sobre a realidade brasileira e os problemas gerados pela nova fase de globalização do capitalismo, faz-se necessário propiciar oportunidades de aprofundamento das idéias desse pensador, oferecendo as novas gerações momentos para a troca de experiências e aprendizado acadêmicos a partir das idéias miltonianas.

Vale destacar que o Colóquio Milton Santos mereceu a adesão do Instituto Anísio Teixeira (IAT) de formação pedagógica no Estado da Bahia, constituindo-se a partir de então em atividade co-organizada. Professores da rede pública de ensino de todo o território baiano terão acesso ao colóquio, em rede, a partir da transmissão por videoconferência.


Objetivos


- Propiciar um espaço de discussão e reflexão acadêmica focada no pensamento de Milton Santos sobre o papel da Cultura local e do Mercado global na construção de um mundo melhor;

- Envolver as comunidades do entorno da Ufba a partir das trocas entre as manifestações da cultura local e do conhecimento acadêmico

- Possibilitar o intercâmbio de experiências entre estudiosos da obra e da vida de Milton Santos, com ênfase nos estudos críticos sobre a nova fase da globalização econômica;

- Contribuir para o reavivamento da memória do geógrafo e pensador Milton Santos (1926-2001).

- Contribuir para a formação e atualização de estudantes, professores da rede pública e demais interessados, a partir das idéias propostas por Milton Santos.


Instituições/órgãos envolvidos:


- Faculdade de Comunicação da UFBA;

- Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade;

- Instituto Anísio Teixeira do Governo do Estado da Bahia

- Pró-Reitoria de Extensão da UFBA;

- Reitoria da UFBA

- CMA Hip Hop


Equipe Organizadora


Coordenador: Prof. Dr. Fernando Conceição

Secretaria e Apoio: Equipe de estudantes e colaboradores do Grupo Permanecer Milton Santos

Equipe técnica da Facom e do IAT.


Programa


- De 18 de outubro a 18 de novembro: Inscrições de trabalhos individuais ou em grupos (texto de até 16.000 palavras com espaçamento). Envie seu texto e identificação, com formação acadêmica e instituição de que faz parte, para o seguinte e-mail: mestremiltongrupo@gmail.com

- De 25/10 a 19/11: Divulgação contínua de trabalhos aceitos,

- 29/11, 19h – Mesa de abertura no salão nobre da reitoria da Ufba

- 30/11, 8h – Recepção/Instalação do Colóquio. Local: sede do IAT na Av. Paralela

9h – Mesa Redonda I

10h15 – coffee-break

11h – Mesa Redonda II -

12h30 – Almoço

13h30 – Deslocamento em ônibus do IAT para a Facom (Ondina).

14h00 – Recepção na Facom.

14h30 – Grupos de Trabalhos (GTs) por temáticas.

17h – Plenária no auditório

18h – Mesa de finalização

18h30 – Apresentação cultural e entrega de certificados

19h – Coquetel de encerramento


2 comentários:

  1. Eu Juliana, jovem tenho uma consciência política moradora de Sobradinho- DF. Vejo na obra de Doutor, Professor, Cientista, Pesquisador, Geógrafo, Advogado e em especial tem na sua obra embutido uma nova proposta de trasformação e melhoria de vida, no jargão popular chamamos de revolucionária. Dou parabéns ao estado da Bahia através do grupo de pesquisa permanecer Milton Santos a reutoria da Universidade da Bahia pela prostado do colóquio o numéro 3. Tenho certeza q é uma provocação da inteligência brasileira a qualquer cidadão q por ventura atreva a escrever 16 mil caracteres.

    ResponderExcluir
  2. Eu Juliana, jovem tenho uma consciência política moradora de Sobradinho- DF. Vejo na obra de Doutor, Professor, Cientista, Pesquisador, Geógrafo, Advogado e em especial tem na sua obra embutido uma nova proposta de trasformação e melhoria de vida, no jargão popular chamamos de revolucionária. Dou parabéns ao estado da Bahia através do grupo de pesquisa permanecer Milton Santos a reutoria da Universidade da Bahia pela prostado do colóquio o numéro 3. Tenho certeza q é uma provocação da inteligência brasileira a qualquer cidadão q por ventura atreva a escrever 16 mil caracteres.

    ResponderExcluir